SIEPE 2020 – O que é, cadastro, consulta e divulgação de resultados

Se você é de Pernambuco e deseja consultar o boletim escolar de um aluno matriculado na rede estadual de ensino, saiba que você pode fazer isso através do SIEPE, uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado que visa facilitar a vida de alunos e pais ou responsáveis na hora de ter acesso a determinadas informações relacionadas à vida estudantil, dentre elas a do boletim escolar, que agora pode ser consultada na comodidade de seu lar!

Neste guia, você verá o que é o SIEPE e como se cadastrar e entrar nele, visando consultar, dentre outras coisas, o boletim escolar online 2020. Confira!

O que é SIEPE? 📚

A sigla SIEPE significa “Sistema de Informações da Educação de Pernambuco”. O site é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco e oferece uma série de ferramentas práticas para professores, alunos e pais de alunos matriculados na rede pública estadual de ensino.

Dentro do Portal da Educação, dentro do SIEPE, você poderá ter acesso a informes relacionados à educação estadual de Pernambuco, consulta ao boletim escolar, acesso ao quadro de horários, participação de enquetes, sites de estudo, comunicados e muito mais.

Para ter acesso a essas informações, entretanto, é preciso se cadastrar na plataforma SIEPE. A seguir, mostraremos passo a passo como realizar o cadastro.

Como se cadastrar SIEPE 2020?

Para se cadastrar no SIEPE em 2020 é muito simples. Basta seguir os seguintes passos:

1- Acesso o site do SIEPE,

2- Na página inicial do SIEPE, clique em “aluno”, caso você seja um aluno matriculado na rede estadual de ensino, ou em “família”, caso você seja o responsável legal pelo aluno matriculado. O procedimento será o mesmo para ambas as opções, variando apenas nos documentos exigidos para o cadastramento.

siepe 2020 acesso

3- Em seguida, aperte em “boletim”.

siepe 2

4- A tela que abrir será a de login, ou seja, a tela em que você digitará suas credenciais para acessar o sistema. Uma vez que você ainda não está cadastrado, aperte em “ainda não é cadastrado?”.

5- Na tela seguinte, selecione a opção relacionada à sua situação: se você é aluno, selecione “aluno”. Se educador, selecione “educador”. Se você é pai ou responsável, selecione “responsável”. Basta marcar uma das três opções, clicando no quadrado em branco correspondente a ela.

siepe 4

6- Em seguida, basta inserir as informações exigidas de acordo com a opção selecionada. Para “responsável”, por exemplo, você precisará, neste momento, do número do seu CPF, do número da matricula do aluno (RGA – Registro Geral Aluno) e da data de nascimento dele.

O RGA pode ser obtido na secretaria do colégio em que ele está matriculado, caso você ainda não o tenha. Após inserir as informações, aperte em “próximo” e siga as demais etapas do cadastro.

Uma vez cadastrado, você já pode acessar a plataforma do SIEPE e consultar, dentre outras informações, o boletim escolar. Para ver como fazê-lo, veja o próximo subtítulo.

Como consultar Boletim Online SIEPE 2020?

Com o cadastro efetuado, você já pode efetuar o login na plataforma SIEPE e conferir o boletim escolar neste ano letivo de 2020.

Para isso, basta repetir os passos de 1 a 3 do tutorial de como se cadastrar na plataforma (no item acima) e, em vez de apertar em “ainda não é cadastrado?”, basta informar o login e a senha e apertar em “entrar”.

login siepe 2020

Pronto! Você está logado na plataforma SIEPE e já pode conferir o boletim escolar na comodidade de seu lar!

Qualquer problema com o cadastramento ou com o login, convém procurar a secretaria do colégio.

Datas de divulgação de notas e resultados 🗓

Não se sabe, ainda, quando o boletim será disponibilizado na plataforma. Isso porque cada colégio tem seu próprio prazo para postagem dele, podendo ocorrer bimestral, trimestral ou semestralmente. É interessante, portanto, que o aluno se informe com os professores ou com a secretaria do colégio a fim de obter esta informação.

Além disso, é possível que determinados colégios ainda não sejam adeptos à postagem do boletim online, preferindo entregá-lo de maneira presencial.

Isso é mais comum ainda em se tratando do último boletim do ano letivo, que geralmente é entregue em uma reunião, para motivar que os pais compareçam à escola para tratar de questões relacionadas aos seus filhos.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário