Siaep MA – Como consultar notas e cadastro do Seduc do Maranhão 2020

Quem estuda em escolas do Governo do Maranhão podem fazer a consulta de notas e histórico escolar do aluno a partir do Siaep MA 2020 – o Sisgtema Integrado de Administração de Escolas Públicas. O sistema online que pode ser acessado pelo site da Seduc (Secretaria de Educação) ou pelo aplicativo para celulares Android.

Confira aqui o passo a passo de como fazer para acessar e consultar notas sendo professor, da equipe do colégio ou um pai querendo acompanhar o rendimento escolar.

Boletim Escolar Siaep MA 2020 – Consulta de notas e cadastro para professores

Em 2019, houve uma mudança na plataforma SIAEP. Se você estava familiarizado com o SIAEP antigo, é preciso atualizar-se, pois site anterior já não está mais disponível.

Para acessar o SIAEP em 2020 e consultar o boletim escolar, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1- Entre no site da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão, que pode ser acessado clicando-se aqui.


Passo 2– Desça a página e, no canto esquerdo, no menu “Serviços”, aperte em “SIAEP”.

siaep 2020


Passo 3- Em seguida, na página que se abrir, aperte em “SIAEP – Área do Aluno 2020”. Tome cuidado apenas para não clicar na versão antiga, uma vez que ela já não está mais disponível.


Passo 4 – Na imagem de exemplo, aparece a área do aluno 2019, porém conforme o ano for passando haverá atualizações para 2020, ok?

área do aluno siaep


Passo 5 – Em seguida, basta preencher as lacunas em branco com o “Código do Aluno” (geralmente o CPF ou o número da matrícula) e a data de nascimento dele e pronto: você estará logado na Área do Aluno do SIAEP e terá acesso ao boletim escolar.

acesso siaep 2020

Passo 6 – Na “Área do Aluno” do sistema é possível acessar o boletim escolar com as notas cadastradas para cada semestre das matérias durante o ano letivo. Elas mudam semestralmente, podendo ter mais de um volume.  A frequência nas aulas fica localizada na coluna à esquerda;

Consulta de notas do boletim escolar Maranhão pelo celular

Por meio do aplicativo disponível na Play Store também pode-se acessar o sistema da Seduc e ainda receber notificações. Os professores, por sua vez, podem fazer o cadasro de notas, lançar notas faltantes ou avaliações para que fiquem registradas para os usuários.

Aplicativo Siaep

Não consegui acessar as notas o que fazer?

O boletim escolar pode ser consulta do informando o Código do Aluno e a Data de Nascimento dele. Caso você não o saiba fazer, confira o passo a passo que preparamos, ensinando como acessar a plataforma.

Caso você tenha acessado a Área do Aluno e o boletim ainda não esteja disponível, entre em contato com a secretaria da escola de modo a se informar sobre o dia em que ele será lançado na plataforma.

O mesmo vale caso você não esteja conseguindo efetuar o login na Área do Aluno: telefone ou dirija-se presencialmente à secretaria da escola em que está matriculado de modo que o problema possa ser corrigido.

Siaep para professores e gestores – Como usar?

Serviços do Siaep Maranhão

O SIAEP, abreviação para Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas, é uma ferramenta online desenvolvida e disponibilizada pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão, sendo exclusiva deste estado em questão.

Por meio do portal SIAEP, alunos e pais de alunos que estudam na rede pública de ensino maranhense podem conferir o boletim escolar na comodidade de seu lar, desde que tenham acesso à internet, na “Área do Aluno” dentro da plataforma SIAEP

Os recursos disponíveis são:

  • Divulgação de notas escolares;
  • Divulgação de notificações das disciplinas;
  • Acompanhamento do rendimento acadêmico e notas dos professores;
  • Cadastro de alunos para professores;
  • Cadastro de notas para professores;
  • Cadastro de avisos para os pais para professores e diretores;
  • Recebimento de informações e notificações sobre a escola e o Ministério da Educação. 

Que escolas fazem parte do Siaep?

Embora funcione em todo o estado do Maranhão, é possível que em algumas escolas, ainda não totalmente modernizadas, o boletim seja disponibilizado presencialmente.

Convém, portanto, entrar em contato com a secretaria da escola em que o aluno está matriculado de modo a obter mais informações a respeito da consulta do boletim escolar.

Datas de divulgação de notas – 1° e 2° semestre

Da mesma forma, a publicação das notas, das presenças e faltas dos alunos é de responsabilidade de cada escola, podendo haver certo atraso na postagem das notas por parte de algumas delas.

Novamente, convém entrar em contato diretamente com a secretaria da escola em questão, ou pedir para que o aluno se informe na escola, a respeito da publicação das notas, uma vez que não há uma data certa para a publicação delas.

Mas, geralmente as notas são lançadas no final de cada bimestre, trimestre, quadrimestre ou semestre, a depender do sistema adotado pela escola.

Cadastro de aluno no Siaep – Matrícula Fácil 2020

Se ainda não tem um cadastro significa que ainda não se matriculou no sistema escolar. A matrícula facilita o cadastramento por meio da apresentação de documentos digitalmente, pelo site oficial ou aplicativo. Depois de confirmada a turma e colégio é enviado uma notificação para confirmação dos documentos presencialmente, em data que será informada durante o período de matrículas de cada semestre. A transferência de turma e colégio também pode ser feita por meio do sistema.

Passo 1 – Acesse aqui o Portal  de matrícula do Governo do Maranhão;

Passo 2 – Informe o código de acesso e senha se já tiver um cadastro no sistema da Secretaria de Educação (como estar matriculado num colégio);
Matrícula Fácil Maranhão

Passo 3 – Acesse “Área do aluno” para conferir os serviços de notas, histórico escolar;
Cadastro Aluno

Passo 4 – Clique em “cadastro” para obter as possibilidades de transferência escolar, consultar notas de matrícula e pré-matrícula e também obter informações.

Unidades escolares que não fazem a matrícula online MA Maranhão 2020

É importante que o responsável saiba, quais unidades escolares não disponibilizam o processo de pré matrícula online 2020. São elas:

  • Unidades de educação Quilombola;
  • Unidades de educação Especial;
  • Unidades de educação do campo;
  • Unidades de educação Indígena;
  • Unidades de educação de Jovens e Adultos.

Boletim escolar de outras regiões

boletim escolar

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário