Boletim Escolar Online PR 2020 – Como consultar notas e avisos no Paraná

O Boletim Online de 2020  é um serviço disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) cujo objetivo é o de otimizar e agilizar a consulta do boletim escolar por parte dos alunos e dos pais de alunos matriculados na rede pública de ensino.

Se você é do Paraná e deseja saber como consultar o Boletim Escolar Online neste ano de 2020, confira esta e outras informações neste guia que preparamos para facilitar a sua vida!

Como funciona o Boletim Online Paraná 2020?

O boletim pode ser consultado através de um serviço, dentro do Portal Dia a Dia Educação, chamado “Área do Aluno”. Para acessar o boletim escolar, será preciso inserir o Código Geral de Matrícula (CGM), que pode ser obtido na secretaria da escola em que o estudante está matriculado, ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno, bem como o seu número de celular, também cadastrado na secretaria da escola.

Outra opção de login é por meio das informações do pai ou responsável, também envolvendo o CPF e o seu número de celular. O número precisa ser o de um celular porque um código de acesso é enviado para ele, de modo a tornar o processo mais seguro.

Portanto, antes de tentar consultar o boletim escolar do primeiro e segundo semestre de 2020, tenha essas informações em mãos, e mantenha seus dados atualizados na escola de modo a evitar possíveis contratempos.

Através da Área do Aluno, você terá acesso às seguintes opções:

  • 📍 Histórico escolar,
  • 📍 Consultar boletim,
  • 📍 Declaração de matrícula,
  • 📍 Atualização de cadastro.

Como consultar Boletim Online Paraná 2020?

Para consultar o boletim online 2020 no Paraná é muito simples. Recomendamos primeiramente que você tenha o CPF ou o Código Geral de Matrícula do aluno em mãos, bem como o celular dele, com o mesmo número informado na secretaria da escola, ou o seu próprio CPF e o número de telefone também atualizado na Seduc (caso o consultante seja o pai ou responsáveis pelo estudante).

Depois, basta seguir os seguintes passos:

Passo 1- Acesse a “Área do Aluno”, que pode ser acessada clicando-se aqui.


Passo 2– No quadro, complete as lacunas em branco informando o CGM ou o número do CPF, bem como o número do celular cadastrado na escola em questão.


Passo 3 – Em seguida, aperte em “enviar código de segurança”.

consulta boletim online paraná


Passo 4 – Caso as informações corretas tenham sido inseridas, uma notificação azul aparecerá no topo da sua tela, informando que o código de segurança foi enviado para o número em questão,


Passo 5 – Ao receber o SMS com o código de segurança, aperte em “já tenho o código de segurança”, embaixo do botão “enviar código de segurança”, informe o código e aperte em “acessar”.

login boletim online pr 2020

Pronto! Você estará logado na Área do Aluno!

Para consultar o boletim, simplesmente aperte em “consultar boletim” no menu lateral na esquerda, e ele será exibido em sua tela.

Não estou conseguindo consultar: e agora?

Caso você tenha algum problema na hora de consultar o boletim, você deverá dirigir-se à secretaria da escola em que o aluno está matriculado. A principal causa de problemas de login na plataforma são a incompatibilidade entre os dados informados na secretaria e os dados atualizados do aluno ou dos pais e responsáveis, especialmente em relação ao número de celular, que pode mudar com frequência.

Portanto, é preciso atualizá-los presencialmente na secretaria. Embora possa parecer algo burocrático, tirando a praticidade de consultar as notas online, tenha em mente que a alteração só precisará ser feita uma única vez e, nas demais consultas, você terá os dados corretos em mãos e poderá consultar o boletim online sem maiores problemas.

Quando sai as notas do primeiro e segundo semestre?

As notas são lançadas na plataforma online geralmente de três em três meses, ao final de cada trimestre, que é quando as notas são fechadas. Entretanto, algumas escolas optam por não divulgarem os boletins através da plataforma, seja por falta de estrutura na secretaria, seja por preferirem entregar pessoalmente, em reuniões escolares, de modo a conversarem com os pais ou responsáveis de cada aluno.

Outras escolas divulgam o boletim através da plataforma ao longo do ano, mas optam por divulgar o último boletim apenas presencialmente, uma vez que é um documento mais importante, já que informa se o aluno passou ou não de ano.

Além disso, convém observar que pode haver algum atraso na postagem das notas na plataforma, pois ela é de responsabilidade de cada secretaria. Caso a secretaria conte com poucos funcionários ou tenha um sistema lento, poderá haver atraso na divulgação dos boletins. Convém, nesse caso, esperar ou entrar em contato com a secretaria de modo a saber quando as notas serão publicadas.

Boletim escolar de outras regiões

boletim escolar

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário