Boletim Online Escolar 2020 – Como acessar os sistema (Professores, Pais e Alunos)

A tecnologia nos fornece muitas possibilidades e avanços em diversas áreas da vida. Uma delas é a educação! Você sabia que existe o Boletim online 2020?

O boletim online é uma forma de facilitar o acesso dos estudantes e pais/responsáveis ao desempenho escolar tanto para a rede pública quanto para a rede particular.

O que é o Boletim Online 2020?

A proposta do Boletim Online 2020 é a de informatizar o documento que faz o registo de todas as notas e faltas dos alunos, garantindo um acesso rápido e fácil para ao desempenho escolar de cada estudante.

Além disso, o boletim online é uma alternativa para que os pais ou alunos guardem os registros, afinal é comum que o boletim físico pode sofrer com as ações do tempo ou mesmo perdido.

Embora muito vantajoso, o boletim online não substitui a presença dos pais ou responsáveis nas escolas em dias de reunião, ou quando for solicitado pela equipe.

Informações do Boletim online 2020

Um boletim online, quando um pai/responsável ou aluno faz a consulta ao documento, mostrará exatamente os mesmos registros de um boletim escolar em papel.

A cada bimestre – normalmente –, a secretaria escolar tem a responsabilidade de postar as notas de cada um de seus alunos. A pontuação final de cada disciplina é postada após o conselho de classe, que é composto por professores e diretores.

No boletim online 2020 possui as seguintes informações:

  • Nota bimestral por disciplina,
  • Faltas bimestrais por disciplina,
  • Conceito final, que é a média dos bimestres, por disciplina – inserido no final do ano.

Lembre-se que as pontuações dos alunos não dependem apenas de avaliações aplicadas pelos professores, mas também de atividades que são aplicadas dentro de sala de aula.

Se os pais/responsáveis ou os filhos não concordarem com determinada nota, é importante conversar com a diretoria da escola para obter esclarecimentos.

Estados que possuem Boletim Online 2020

O uso desta tecnologia com tal objetivo não chegou em todos os estados do Brasil. Por isso, pode ser que em seu município isso não seja uma realidade ainda.

O Boletim Online, decorrente da implementação de um sistema de informação estudantil virtual, começou a ganhar forma a partir do Estado de São Paulo. A partir da eficácia deste método para as escolas e famílias paulistas, outros estados iniciaram a sua adoção.

O sistema de boletim escolar online para escolas da rede pública de ensino aparece nos seguintes estados atualmente:

boletim escolar

Os estados brasileiros que estão listados acima criaram portais específicos para que os alunos e pais/responsáveis façam suas consultas de maneira prática.

No caso, os portais são chamados de Matrícula Fácil. Por ele, é também possível fazer o download de conteúdos disponibilizados pelos professores em um armazenamento virtual.

Consulta do Boletim Online 2020

Para você ter uma ideia de como será a consulta do Boletim Online 2020, preparamos um tutorial simples, que nada mais solicita que alguns dados pessoais para que se faça login na rede.

Cada estado – aqueles que disponibilizam o Boletim Online – possui uma rede própria (um portal) com acessos distintos. Nesse caso, o mais indicado é que você entre em contato com a escola para ter as informações necessárias sobre o funcionamento do Portal.

Em geral, a permissão da consulta é realizada pela Secretaria Estadual da Educação para as instituições da rede pública. Já as rede privada possuem um sistema de boletim online 2020 nos sites oficiais.

Vamos tomar como exemplo o estado de São Paulo, ok? Aqui no link, você acessa diretamente a página do Boletim Online Escolar do estado paulista.

Caso queira, esse link você encontra na página da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEDUC) – você pode fazer a pesquisa na barra de pesquisas com os dizeres “boletim escolar” que aparecerá nas buscas a opção.

Você precisa selecionar o ano escolar, digitar o Registro do Aluno (RA), a data de nascimento do aluno e o código de segurança da imagem. Depois, é só clicar em “Pesquisar”.

A pesquisa está concluída e você pode verificar tudo o que você precisa.

É interessante que o processo seja realizado pelos pais ou responsáveis quando o aluno é menor de idade.

Deixe seu Comentário