Boletim de Ocorrência Online (B.O) – Como fazer no site da Polícia

O boletim de ocorrência online é uma forma de simplificar a comunicação de algum ocorrido, seja crime ou não para as autoridades. Antigamente, quando não existia a internet, qualquer perda de documentos exigia a presença do cidadão na delegacia para produzir o documento.

No entanto, atualmente, isso não necessário, pois o boletim de ocorrência pode ser feito pelo site da Polícia Civil. A operação ajuda muito em determinadas cidades, sobretudo nos grandes centros urbanos na qual a locomoção fica comprometida e pode ser um impeditivo em momentos em que se exige agilidade.

Como fazer boletim de ocorrência online em 2020?

O objetivo do documento é registrar um acontecimento, seja um crime ou somente extravio de um documento. O ato oferecido pela Polícia Civil de todo o Brasil é uma forma de preservar o acesso ao direito do cidadão na hora de comprovar o ocorrido e garantir a segunda via de seus pertences ou então para dar seguimento a processo de investigação. Para conseguir abrir uma ocorrência basta ter um RG e CPF válidos, visto que não há cobrança para realização do B.O online.

É importante enfatizar que cada estado possui a sua própria delegacia eletrônica, portanto, as regras variam conforme a situação. Em Minas Gerais, por exemplo, é possível registrar somente furtos e extravios de documentos. No estado de São Paulo, pode-se fazer um boletim de ocorrência para pequenos roubos e furtos de objetos, extravio de documentos e maus tratos aos animais.

Qual é o prazo para fazer o boletim de ocorrência?

O prazo para registrar um boletim de ocorrência é de 6 meses após o ocorrido. Isso vale tanto para as delegacias físicas como a online.

No entanto, não existem prazos para a validade legal.

Para que serve o boletim de ocorrência?

O B.O é usado em diversas situações, no entanto, existem duas mais corriqueiras. Uma delas é a comunicação de um crime para as autoridades e a outra, a preservação dos direitos.

Quando uma pessoa faz um boletim de ocorrência comunicando um crime, automaticamente a polícia começa a investigar. Já no caso da preservação dos direitos a ideia é garantir a dignidade do cidadão. Os casos mais corriqueiros são:

Estudante que não teve direito a meia entrada garantida em algum estabelecimento, pai que requer companhia do filho, mas a mãe não autoriza, pessoas que foram desrespeitadas em alguma instituição comercial pelos funcionários ou proprietários, entre outros.

Mediante isso, se sabe que o B.O é um documento importante para registrar determinadas situações, bem como tem grande valor legal.

Onde fazer o B.O online – Todos os estados do Brasil

Conforme mencionado acima, cada estado possui sua Delegacia Eletrônica para que a população possa resolver esse tipo de burocracia mais rapidamente.

O fato é que a maioria das delegacias são cheias o dia inteiro, especialmente em cidades grandes, motivo pelo qual, muitas pessoas desistem de fazer o B.O em determinadas situações.

Com a delegacia virtual, esse problema é minimizado. Por isso, conheça os endereços eletrônicos espalhados pelo Brasil e saiba quais os tipos de B.O que o cidadão pode fazer!

Boletim de Ocorrência

Em caso de extravio de documentos, não basta fazer o Boletim de Ocorrência, é fundamental avisar os órgãos de proteção ao crédito e a Instituição bancária onde o cidadão possui conta. Desse modo, qualquer tentativa de fraude pode ser evitada!

Rafaela Trevisan Cortes

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário